Cashback e programa de pontos para engajar consumidores e aumentar vendas
Uma das ferramentas aderidas pelas redes varejistas brasileiras e que tem tido uma boa receptividade dos consumidores é o programa de pontos cashback. Nesta estratégia, tanto o supermercado quanto o cliente saem ganhando, pois, quando o consumidor compra um produto ele acumula pontos online e pode resgatar esse prêmio diretamente na boca do caixa, na hora, ou na próxima compra na mesma loja ou rede. Já para a loja, o cashback garante que o dinheiro retorne sempre para o supermercado a qualquer momento.
Com 154 lojas espalhadas por São Paulo, sendo 15 supermercados na Capital e 2 no ABC, um em São Bernardo e outro em São Caetano do Sul, mais 115 lojas em condomínios residenciais e 22 lojas express, a rede de supermercados Hirota implantou a ferramenta de cashback no grupo todo e um ano depois está colhendo os frutos. “Entendemos que é uma tendência do mercado e que era o momento de oferecermos esse tipo serviço e, então, selecionamos vários produtos com percentuais. Em nossas lojas, o consumidor recebe cashback e tem também o preço especial de cliente fidelidade. Se somar, acaba economizando mais de 10% em vários itens”, explica o diretor de expansão e comunicação dos Supermercados Hirota, Hélio Freddi Filho.
Com uma boa receptividade – afinal, a decisão de quando resgatar o desconto é do cliente e caso não o realize, não gera despesa ao supermercadista – o aplicativo de cashback deixa o consumidor receptível às compras. “O nosso caixa pergunta se o cliente deseja utilizar no momento da compra ou se prefere deixar acumulado na carteira digital. Atualmente temos um engajamento de 50% dos clientes fidelizados”, detalha o diretor.
Dentro de uma lógica ‘compre e ganhe’ e como uma forma de fazer com que o consumidor volte sempre, e de também captar novos clientes, o benefício também uma estratégia financeira. “Na última campanha de aniversário, atingimos percentuais de aumento nos tickets de 30%”, finaliza.
Fonte: SuperHiper/Abras.
Foto: Hirota Foods.