Foi o segundo melhor desempenho entre os estados pesquisados superado apenas pela performance do Paraná
Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, a produção industrial nacional avançou, em média, 0,5%, na passagem de outubro para novembro de 2023, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. “Em novembro, é possível fazer uma relação com o avanço de 0,5% em relação à queda da taxa de juros que causa impacto direto na renda disponível das famílias, de maneira que o crédito está menos encarecido. Os juros ainda estão em patamares elevados, mas conseguimos ver uma melhora no consumo que impacta diretamente na cadeia produtiva industrial”, destaca o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.
O maior crescimento individual veio do Paraná (5,4%), enquanto São Paulo (1,9%) registrou a maior influência no resultado mensal e acumulou ganho de 2,3% nos últimos dois meses. Com o resultado de novembro, a indústria paulista se encontra 0,4% acima do patamar pré-pandemia.
O destaque negativo ficou para os estados de Pernambuco (-9,7%) e Amazonas (-4,2%), sendo os recuos mais intensos na produção.
Um ano com o outro
Na comparação de novembro de 2023 com o mesmo período do ano anterior, o setor industrial brasileiro cresceu 1,3%, com destaque para os avanços de Paraná (21,2%), Espírito Santo (18,5%), Goiás (16,6%), Pará (12,8%) e Rio de Janeiro (10,5%).
Sobre a pesquisa
A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste. Os resultados da pesquisa também podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PIM Regional será em 8 de fevereiro.
Fonte: IBGE.
Foto: EBC Brasil.